segunda-feira, 11 de abril de 2011

17º DIA DO CURSO


FAÇAM A ORAÇÃO IMÃ!


Afirmação: Ouço todos e tudo; só retenho o que é bom, tenho linguagem e nutrição de amor para com todos em todos os momentos!

SAIBA OUVIR E TODOS TE OUVIRÃO!

Algumas pessoas acham que o marido ou a esposa, o pai ou a mãe, o professor, o chefe ou até mesmo o seu líder religioso é alguém soberano em suas decisões, idéias e opiniões. Acreditam, além disso, que ouvir subordinados é um sinal de fraqueza falta de pulso e indecisão. Nada mais falso que isto!
Outros ainda até escutam seus funcionários, mas, na verdade, não ouvem nada. Ou seja, estão de corpo presente, mas são incapazes de meditar, aceitar ou ao menos prestar atenção naquilo que estão querendo dizer. A empregada domestica, por exemplo: muita gente acha que tem que tratar a empregada domestica como escrava tem que ficar em cima repetindo o que tem que fazer a inclusive um ditado que diz se você der chance elas montam em cima e não fazem mais nada que se aproveite. Porém quando se trata de liderança e junta com o seu propósito tudo isso deixa de ser importante. O importante é que você saiba ouvir o que o outro tem a dizer e saiba falar numa linguagem clara para que não haja conflitos. E quando você escuta critica das pessoas que você ama?
Se saber ouvir já e difícil, imagina ficar ouvindo criticas sobre os outros e sobre você! E complicado. Muitas pessoas não aceitam que outros falem "mal" sobre elas mesmas, principalmente se estas são as que são mais importantes para você. Porem, ouvir criticas e realizar autocríticas faz parte de uma aprendizagem que nos leva, a saber, trabalhar e viver em grupo, comunidade, em nossa sociedade. Assim como conhecermos melhor nos mesmos.
Ouvir criticas e pensar sobre isso e algo sábio e proveitoso, porem, e um exercício que leva tempo e paciência; mas que, com certeza, nos fazem ser pessoas melhores, principalmente nos nossos relacionamentos.
Se você entender que pode ouvir sem se magoar, sem se permitir afetar, olhar para si mesmo e enxergar o que o outro quer te mostrar... Você já deu um salto enorme! Porém se você não enxerga o que o outro esta dizendo peça para que ele se avalie também (mas abra o coração para ser verdadeiro com você mesmo).

SAIBA FALAR!
Muita gente prega em nome da verdade (eu só falo a verdade), mas será que essa verdade é realmente necessária? Muita gente fala as coisas sem se preocupar se vai magoar o outro, mas será que isso é realmente necessário?
As palavras magoam muito as pessoas quando são ditas como critica. Será que realmente você vai estar ajudando o outro com sua critica? E os que têm mania de comparar as pessoas, será que realmente é importante essa comparação? Ou em uma briga que as pessoas falam com o propósito de magoar para aliviar ou até mesmo alimentar sua raiva... Em todos os casos o melhor a fazer é pensar, sentir e praticar: o que estou falando para o outro vai fazer com que o outro desperte para uma linguagem e nutrição de amor? o que sai de sua boca é construtivo? Se não tem como seguir a disciplina de linguagem e nutrição de amor a melhor coisa a fazer realmente é esfriar a cabeça, deixar a emoção passar se distanciar por algumas horas ou até mesmo alguns dias e depois, com a cabeça fria tem uma conversa adulta, onde as emoções ficam de lado. 
As situações também podem ser explicadas e se você realmente falou algo que não devia peça desculpas. Todos nos erramos, mas temos o dom divino de poder pedir desculpas e recomeçar com uma linguagem e nutrição de amor.agora...junte tudo isso e sinta você. Você esta tendo uma linguagem e nutrição de amor com você mesmo? você se escuta? A lição de hoje é escutar....escutar sua alma e todos que te cercam....só fale se for para nutrir se não....fique calado!
Com amor!
Lylibélula